

Grita Leiria, Vive Fisioterapia!
De estudantes para estudantes, de jovens para jovens, da "experiência" para a "irreverência". Queremos com este site dar-te todas as informações que aches necessárias para fazeres uma escolha mais firme e consciente, sem que para isso precises de sair do lugar!
Desejamos-te uma boa experiência de navegação!
Saudações Académicas
As várias áreas da Fisoterapia
Aqui podes encontrar informações relativas a algumas das áreas de intervenção da fisioterapia, mostrando que esta é uma profissão muito abrangente, que se pode adequar aos mais diversos interesses de quem pretende ingressar nesta área.
Vamos começar pelas áreas que talvez já conheças e depois passar a algumas que provavelmente não fazias ideia de que podiam existir, mas o que é certo é que tudo isto é FISIOTERAPIA!

Fisioterapia Músculo-Esquelética
Esta área como o nome indica recai em situações de lesões/alterações que ocorrem ao nível dos ossos, articulações e músculos, portanto a ortopedia, traumatologia e reumatologia são quem reina por aqui.
O objetivo principal da intervenção da fisioterapia passa pelo alívio e/ou resolução dos sintomas, com vista à otimização da função. Para isso, deve conseguir resolver a causa primária da origem dos sintomas, quando tal é possível. Passa ainda pela implementação de estratégias que visam a prevenção deste tipo de problemas ou a sua reincidência. Por outro lado, pretende também assegurar que as pessoas que sofrem de problemas músculo-esqueléticos crónicos desfrutem de uma vida com qualidade e independência
Fisioterapia Pediátrica
Destina-se a crianças desde o nascimento até aos 18 anos de idade e centra-se na melhoria da qualidade de vida e funcionalidade.
Esta tem como objetivo contribuir para o crescimento e desenvolvimento com qualidade, enfatizando as potencialidades da criança, conduzindo à sua máxima funcionalidade e independência junto à sua família, através da prevenção e limitação da evolução de algumas patologias e das suas manifestações em vários níveis. A intervenção nesta área inclui não só o ensino à criança, como também aos pais/cuidadores e a todos os que interagem e são essenciais para o seu desenvolvimento.
Exemplos de algumas patologias com intervenção pediátrica:
-Paralisia Cerebral; -Distrofias neuromusculares progressivas;
-Lesão obstétrica do plexo braquial; -Espinha Bífida;
-Torcicolo congénito; -Malformações congénitas do pé;
-Artrite Crónica Juvenil; -Síndrome de Down;
-Patologias Respiratórias (Asma, pneumonia, etc);
-Recuperação de Fraturas, entorses e problemas músculo-esqueléticos;


Fisioterapia Desportiva
O Fisioterapeuta no contexto desportivo intervém em populações de todas as áreas com níveis de desempenho diferentes, desde o desporto de lazer até à alta-competição, tanto numa dimensão individual como em grupo.
Tem como principal objetivo atuar ao nível da prevenção de lesões associadas à prática desportiva, otimizar a função e contribuir para o melhor desempenho desportivo, através de conhecimentos específicos, capacidades técnicas/psicomotoras e de comportamentos adequados.
Quando a prevenção não está ao nosso alcance, pretende-se que o tratamento seja o mais rápido e eficaz possível para a prática desportiva ficar assim, pouco tempo interrompida.

Fisioterapia Cardiorrespiratória
A intervenção do fisioterapeuta em cardiorrespiratória centra-se na prevenção, tratamento e reabilitação de crianças, adultos e idosos em risco. Utilizam técnicas de avaliação e tratamento não-invasivas que têm como objetivo a otimização do transporte de O2, contribuindo para prevenir, reverter ou minimizar as disfunções ao nível cardiorrespiratório, promovendo o bem-estar dos utentes. Pretende-se ainda educar e capacitar as pessoas a alterar comportamentos considerados de risco que possam aumentar a probabilidade de desenvolver disfunções cardiorrespiratórias.
Fisioterapia Geriátrica
O envelhecimento traz conquistas afetivas e emocionais. No entanto, conduz a perdas de capacidades sensitivas e sensoriais e do controlo de movimentos, afetando deste modo, a realização das atividades de vida diária.
O fisioterapeuta tem como objetivo prevenir, reabilitar e preservar o aparecimento ou desenvolvimento das consequências físicas/cognitivas/psicológicas/emocionais subjacentes ao envelhecimento maximizando as potencialidades funcionais do idoso e a sua qualidade de vida.


Fisioterapia Neurológica
Tem como objetivo o tratamento e diminuição das manifestações decorrentes de alterações neurológicas que possam ou não incluir problemas motores. A maioria das intervenções envolve a reaprendizagem de padrões de movimento, restaurando funções como a coordenação motora, equilíbrio e força, onde o objetivo se centra no alcance da maior funcionalidade e autonomia por parte do utente na realização das suas atividades diárias.
Esta área da fisioterapia é intervem principalmente em adultos e idosos, mas também em crianças que demonstrem essa necessidade.
Algumas das patologias mais comuns nesta área são:
-Acidente vascular encefálico -Traumatismos crânio encefálico
-Lesões vertebro medulares -Esclerose múltipla
-Doença do neurónio motor -Neuropatia periférica
-Síndrome de Guillain-Barré
Outras áreas que cada vez mais contam com a ajuda da Fisioterapia
Fisioterapia em Cuidados de Saúde Primários
Locais como centros de saúde, escolas, creches, centros de dia ou lares de idosos contam cada vez mais com a nossa presença para ajudar na prevenção da Saúde!
Quando às áreas de intervenção nos CSP poderão ser realizados vários trabalhos/projetos na saúde materno-infantil, saúde no adolescente e no jovem, saúde no adulto, saúde no idoso, programas dirigidos para grupos de indivíduos portadores de doenças crónicas ou populações de risco. Pode atuar-se ainda ao nível da formação tanto de outros profissionais, cuidadores e auxiliares de lares.
Fisioterapia em Saúde Ocupacional
No teu local de trabalho ou no trabalho dos teus pais há de certeza posturas erradas que te podem trazer problemas no futuro. O que fazemos é ir aos locais, avaliá-los e melhorá-los para reduzir os riscos ao máximo, com ginástica laboral à mistura, dando-te animação garantida e momentos de descontração que só te vão trazer coisas boas!
Fisioterapia Dermato-Funcional
Abordamos tantas coisas que nem a pele nos falha! Esta área da Fisioterapia pretende reabilitar todo o sistema tegumentar que apresente alterações.
A intervenção da Fisioterapia Dermato-funcional divide-se em duas grandes áreas: reparadora e estética. Da primeira fazem parte problemas como: úlceras, cicatrizes, feridas e queimaduras. A área estética é responsável por intervir em distúrbios como: envelhecimento cutâneo (rugas, manchas e pele desvitalizada), acne, rosácea, fibro edema gelóide (“celulite”), hiperlipodistrofia (“gordura localizada”), flacidez (dérmica e muscular), estrias, edemas linfáticos e/ou venosos, pré e pós-operatório.
Fisioterapia na Saúde da Mulher
Na área da saúde da mulher, os fisioterapeutas desempenham um papel essencial, uma vez que possuem formação, competências e conhecimentos específicos para intervir da melhor maneira possível na avaliação, diagnóstico, educação e promoção da saúde, prevenção da doença e tratamento de diversas condições de saúde da mulher ao longo das várias fases da sua vida. Têm especial interesse na saúde reprodutiva (pré e pós parto e nascimento), fase da menopausa, incontinência urinária e cancro da mama.



